Pinterest para Negócios: Maximizando o Potencial dessa Rede Social
O Pinterest é uma rede social que permite aos usuários compartilhar e descobrir imagens, vídeos, links e outros conteúdos relacionados aos seus interesses.
Mas você sabia que o Pinterest também pode ser uma ferramenta poderosa para o seu negócio!
Neste artigo, vamos mostrar como você pode usar o Pinterest para negócios de forma eficiente, seja você um pequeno ou médio empresário, um prestador de serviços ou um profissional autônomo.
Veja os tópicos que vamos abordar:
- Como faço para criar um perfil profissional no Pinterest?
- Como otimizar as suas imagens e vídeos para o Pinterest?
- Como usar os pins patrocinados para aumentar o seu alcance e conversões?
- Como medir os resultados das suas ações no Pinterest?
- Como faço para criar um perfil profissional no Pinterest?
Para usar o Pinterest para negócios, você precisa ter um perfil profissional na plataforma. Isso vai permitir que você acesse recursos exclusivos, como pastas, botões, widgets, analytics e pins patrocinados.
Criar um perfil profissional no Pinterest é fácil e rápido. Basta seguir estes passos:
- Acesse o site do Pinterest e clique em “Criar conta”;
- Escolha a opção “Negócios” e preencha os dados solicitados, como nome da empresa, tipo de negócio, site, e-mail e senha;
- Confirme o seu e-mail e complete o seu perfil com informações adicionais, como foto, descrição, localização e links para as suas outras redes sociais.
Pronto! Agora você já tem um perfil profissional no Pinterest e pode começar a compartilhar os seus conteúdos.
Como otimizar as suas imagens e vídeos para o Pinterest?
O conteúdo visual é o principal atrativo do Pinterest, por isso é essencial que você capriche nas suas imagens e vídeos. Para otimizar as suas mídias para o Pinterest, você deve seguir algumas dicas, como:
- Usar imagens e vídeos de alta qualidade e resolução;
- Preferir imagens verticais, com uma proporção de 2:3 (por exemplo, 1000 x 1500 pixels);
- Incluir textos nas suas imagens, com títulos chamativos e informativos;
- Usar cores vibrantes e contrastantes, que chamem a atenção dos usuários;
- Adicionar o logo da sua marca nas suas imagens e vídeos, mas sem ocupar muito espaço;
- Incluir uma descrição relevante e otimizada nas suas imagens e vídeos, com palavras-chave relacionadas ao seu negócio e ao seu público-alvo;
- Adicionar hashtags relevantes nas suas descrições, para facilitar a busca dos seus conteúdos pelos usuários.
Como usar os pins patrocinados para aumentar o seu alcance e conversões?
Os pins patrocinados são anúncios pagos que aparecem no feed dos usuários do Pinterest, junto com os pins orgânicos.
Eles são uma forma de aumentar o seu alcance e as suas conversões no Pinterest, pois permitem segmentar o seu público-alvo por critérios como localização, gênero, idade, interesses, palavras-chave e dispositivos.
Para criar um pin patrocinado, você precisa acessar o Gerenciador de Anúncios do Pinterest e clicar em “Criar anúncio”.
Em seguida, você deve escolher um objetivo para a sua campanha (por exemplo, tráfego, conversões, reconhecimento de marca, etc.), definir o seu orçamento, o seu público-alvo, o seu cronograma e o seu formato de anúncio.
Existem quatro tipos de pins patrocinados que você pode usar no Pinterest:
- Pins padrão: são imagens estáticas que levam os usuários para o seu site ou blog;
- Pins de vídeo: são vídeos que reproduzem automaticamente no feed dos usuários e que também levam para o seu site ou blog;
- Pins de carrossel: são imagens que deslizam horizontalmente e que permitem mostrar até cinco produtos ou serviços diferentes em um único anúncio;
- Pins de coleção: são imagens que mostram um produto ou serviço principal e até quatro produtos ou serviços relacionados em miniatura, que levam para uma página de compra.
Como medir os resultados das suas ações no Pinterest?
Para saber se as suas ações no Pinterest estão trazendo os resultados esperados, você precisa acompanhar as métricas e os insights que a plataforma oferece.
Para isso, você deve acessar o Pinterest Analytics, uma ferramenta que permite visualizar dados como:
- O número de impressões, cliques, salvamentos e engajamentos dos seus pins;
- O número de visitantes, visualizações de página e tempo médio na página do seu site ou blog;
- O número de leads, conversões e receita gerados pelo Pinterest;
- O perfil demográfico e comportamental do seu público-alvo no Pinterest;
- Os interesses, as tendências e as preferências dos seus seguidores no Pinterest.
Com essas informações, você pode avaliar o desempenho das suas estratégias no Pinterest e fazer ajustes para melhorar os seus resultados.
Conclusão
O Pinterest é uma rede social que pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, se você souber como usá-la corretamente.
Neste artigo, mostramos como você pode criar um perfil profissional no Pinterest, otimizar as suas imagens e vídeos para o Pinterest, usar os pins patrocinados para aumentar o seu alcance e conversões e medir os resultados das suas ações no Pinterest.
Lembre-se, o sucesso no Pinterest está na combinação de criatividade e estratégia. Como você pretende aplicar essas estratégias no seu negócio?
Esperamos que essas dicas sejam úteis para você aproveitar ao máximo o potencial dessa rede social. Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos.
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